Como a Inteligência Artificial Está Redefinindo o Futuro da Hospitalidade e Como Aplicar no seu Hotel
A introdução da inteligência artificial (IA) e da IA generativa (GenAI) está transformando como os negócios de hospitalidade operam, melhorando a experiência dos clientes e impulsionando novos níveis de eficiência. Aqui estão cinco áreas onde já podemos ver e sentir seu impacto.
1. Marketing hoteleiro amplificado pela IA
A inteligência artificial está revolucionando as estratégias de marketing no setor de hospitalidade, possibilitando campanhas mais direcionadas e personalizadas. Ao analisar grandes volumes de dados dos clientes, a IA identifica tendências e preferências, permitindo que as empresas ajustem suas ações de maneira mais eficaz. Um exemplo marcante foi o uso de IA por uma grande rede de restaurantes nos Estados Unidos, a TGI Fridays, que gerou US$ 150 milhões em receita em 2018. A campanha, alimentada por IA, coletou dados de engajamento de e-mails, recibos de compras e uso de aplicativos para criar e enviar ofertas personalizadas. Esse sucesso mostra o potencial da IA para desenvolver campanhas personalizadas e impactantes que conectam de forma profunda com os clientes.
Assim como a IA tem o poder de transformar campanhas de marketing, o WebHi, em conjunto com outras ferramentas da Webspot, oferece uma plataforma completa para personalizar a comunicação com os hóspedes e melhorar a experiência digital. Com a capacidade de analisar dados e criar campanhas específicas com base no comportamento e nas preferências dos clientes, o WebHi permite que as empresas de hospitalidade entreguem uma comunicação eficaz e relevante, garantindo maior engajamento e satisfação dos hóspedes. Ao integrar a tecnologia Webspot ào PMS do seu hotel, você poderá aproveitar o poder da IA para criar conexões duradouras e aumentar os resultados.
2. Criatividade no menu
Analisando tendências culinárias e a compatibilidade de ingredientes, a GenAI pode ajudar chefs a criar novas receitas que sejam inovadoras e alinhadas com os gostos dos clientes – resultando em experiências gastronômicas totalmente únicas. De maneira mais prática, essa tecnologia pode ajudar a reduzir o desperdício de alimentos e otimizar a criação de menus com base no comportamento do consumidor, clima, hora do dia, tendências sazonais, disponibilidade de ingredientes e feedback dos clientes – ajudando os restaurantes a serem sustentáveis, inovadores, populares e lucrativos.
E com a ajuda do Get in Line, é possível fazer a gestão de A&B com controle de café da manhã, MAP e FAP. Acompanhamento de reposição, cadastro de filas e solicitação de pedidos de Room Service.
Customize suas refeições servidas no modelo de buffet com controle de itens fixos e variáveis por dia e apresente um planejamento automático na cozinha
Faça o controle de entrada em meio digital integrado ao PMS com acompanhamento em tempo real na cozinha
Faça solicitações pelo sistema para cozinha com gestão de tempo de atendimento
Controle a fila de pedidos com o envio de posição para o hóspede ou visitante por meio do seu sistema hoteleiro
Possibilite pedidos à la carte com impressão de comanda direto na cozinha e definição do local de entrega
Faça a gestão de todos os dados para tomar decisões mais assertivas, melhorar o atendimento e economizar evitando desperdícios
3. Gestão eficiente de estoque e cadeia de suprimentos
A gestão de estoque de alto nível é fundamental para o sucesso de um restaurante. É aqui que a IA se destaca, tornando o processo mais ágil ao manter os níveis de estoque adequados e reduzindo o desperdício. Ao prever os requisitos de estoque com base em dados históricos e reservas futuras, os sistemas de IA ajudam os restaurantes a evitar excesso de estoque ou faltas. Um exemplo disso pode ser visto na cadeia de restaurantes indianos com sede em Londres, Dishoom que implementou uma ferramenta de IA para gestão de estoques e conseguiu reduzir o desperdício de alimentos em 20%.
Igualmente aqui, o Get in Line se destaca como um grande aliado na gestão de suprimentos e na redução de desperdícios.
A GenAI pode ir ainda mais longe para melhorar a eficiência. Onde a IA pode prever interrupções na cadeia de suprimentos, a GenAI pode sugerir fornecedores alternativos ou ingredientes substitutos, ajudando a otimizar a operação dos restaurantes.
4. Experiência de hóspede personalizada
Os hotéis também estão aproveitando a IA para aprimorar a experiência geral dos hóspedes. Desde controles inteligentes de quartos que ajustam a iluminação e temperatura com base nas preferências dos clientes até chatbots para reservas, check-ins sem complicações e robôs concierge, a Inteligência Artificial está tornando as estadias em hotéis mais agradáveis e eficientes. Os hóspedes podem aproveitar termostatos habilitados por IA, além de sistemas de iluminação e entretenimento controlados por voz, mostrando como a IA inova e evolui com as necessidades dos hóspedes.
E que tal se além disso tudo, você ainda disponibilizar os principais serviços de streaming em suas TVs? Com o WebCast isso é possível. Com a tecnologia casting você atende qualquer hóspede independente de nacionalidade e de acordo com sua preferência.
Seu hóspede business deseja canal de notícias, as famílias canais infantis, os estrangeiros canais internacionais? Tudo isso dentro do celular do próprio hóspede.
Segurança: apenas quem estiver no quarto poderá se conectar na sua respectiva TV.
Informação: o hóspede não precisa fazer o login nos aplicativos da TV, apenas em seu celular.
Casting: controle do hóspede pelo seu celular e acesso a seus canais stream.
5. Lucros direcionados com a precisão da IA
O uso de Inteligência Artificial não se limita a melhorar a experiência dos hóspedes nos hotéis – também está proporcionando uma atualização necessária para seus sistemas de gestão de receita otimizando estratégias de preços e aumentando a lucratividade. Os sistemas de gestão de receita atuais, incluindo o usado pela Hilton, utilizam IA para analisar padrões de reservas, tendências sazonais e eventos locais, otimizando as tarifas dos quartos em tempo real com base na demanda prevista. Essa abordagem dinâmica e orientada pela demanda abre novas possibilidades para a indústria maximizar as taxas de ocupação e os lucros.
A IA e a GenAI continuam a reescrever as regras para o setor de hospitalidade. Ao oferecer soluções que aumentam a eficiência, reduzem custos e desperdícios e criam experiências personalizadas com base no feedback dos clientes, essas tecnologias estão redefinindo a relação entre as empresas e seus clientes.
À medida que seu impacto cresce, o uso de ferramentas avançadas de IA será vital para que as empresas permaneçam competitivas no cenário tecnológico em rápida evolução. Seja por meio de menus dinâmicos, bartenders virtuais ou gestão de receita, o futuro da hospitalidade é a IA.