Chromecast para Hotel
Conteúdo em novas formas de distribuição
A TV como conhecemos hoje está com os dias contados. As grandes produtoras já estão atentas a isso e já estão distribuindo seu conteúdo fora das plataformas tradicionais e disponibilizando cada vez mais sua programação ao vivo ou gravada em streams próprios ou distribuidoras on Demand como Youtube.
Não são apenas as gigantes internacionais como a HBO com sua plataforma HBO GO ou a CNN que está ao vivo todos os dias no Youtube. Os produtores nacionais como a Globo já possuem sua plataforma Globoplay e canais de notícias como Globo News, Band News e Record News podem ser assistidos também pelo Youtube.
A mudança no mercado
O novo jeito de consumir TV já está presente nos lares brasileiros. Os números mostram que as assinaturas de TV paga estão caindo, números divulgados pela Anatel mostram uma queda de 7,43% de 2018 para 2019, fechando em pouco mais de 16 milhões de domicílios com acesso. Enquanto as de TV streaming subindo. A Netflix sozinha ultrapassou a marca de 10 milhões de assinaturas no Brasil em 2019.
Alguns hotéis já estão se atentando a essa tendência e a demanda que já está presente nos viajantes que desejam consumir seu conteúdo mesmo fora de casa. Porém, as tecnologias mais acessíveis existentes hoje no mercado não foram construídas pensando em uma estrutura hoteleira em que múltiplas conexões são feitas em uma única rede de WiFi. Alguns fabricantes como a Samsung já possuí TVs especializadas para hotéis, mas ainda com um custo elevado.
6 motivos para investir
1 – Nova demanda dos viajantes.
Como falamos a demanda por consumir conteúdos streaming está em pleno crescimento e as grandes produtoras tanto internacionais como as nacionais já estão com seus conteúdos disponíveis em plataformas próprias e terceiras como Youtube. Além disso, novas produtoras como Netflix e Amazon Prime com distribuição exclusivamente online estão cada vez mais próximas de ultrapassar o número de assinaturas de TV paga no Brasil.
2 – Pensada para a estrutura do hotel.
Diferentemente do ambiente residencial, onde a rede WiFi está disponível para poucos usuários, em um hotel diariamente diferentes pessoas se conectam na mesma rede onde os dispositivos smart do próprio hotel também estão conectados. Na prática isso implica em caso o hotel tenha smart TV ou Chromecast na rede sem uma tecnologia como o WebCast todos os hóspedes veriam todos esses dispositivos na mesma rede o que geraria insegurança de pessoas jogarem conteúdo para quarto de outras por descuido ou brincadeira.
Pensando nisso, a WebSpot desenvolveu uma tecnologia que permite que o hóspede se conecte apenas a TV que está em seu quarto. Trazendo segurança e uma experiência personalizada para o hóspede. Também com a tecnologia WebCast o hóspede não precisa logar nos aplicativos da televisão, não correndo o risco de deixar seus dados pelo hotel. Basta que ele esteja logado em sua conta no próprio celular.
3 – Redução de custos.
A TV paga por assinatura representa um grande custo mensal para os hotéis que precisam ter muitos pontos de acesso e variedade de canais. Variedade que já não atendem por completo as novas demandas. Investindo nesta tecnologia o hotel pode reduzir a quantidade de canais pagos ao mesmo tempo que está disponibilizando mais opções para seu hóspede. Gerando mais satisfação, fidelização dos hóspedes que buscam esse diferencial e uma possível redução de custos.
4 – Novos protocolos de higiene e contato.
Neste momento da retomada após a Covid-19, os hotéis terão que se adaptar a novos protocolos de limpeza e mostrar para os hóspedes que os mesmos estão seguros dentro de suas acomodações. Com essa tecnologia o hóspede reduz a necessidade de utilizar o controle remoto e passa a controlar a programação da TV pelo seu próprio celular.
5 – Fidelização de clientes.
Essa tecnologia é nova e saindo na frente seu hotel vai se diferenciar dos demais em sua região. Além disso, pesquisas mostram que a gestão de inovação tem impacto direto no consumidor. Não é atoa que as grandes redes hoteleiras buscam associar suas marcas também a inovação, sendo muitas vezes pioneiras na adoção de novas tecnologias.
6 – Hóspedes de outras nacionalidades.
Por maior que fosse a variedade de canais em um hotel, atender hóspedes de outros países principalmente de línguas não inglesa ou espanhola era um grande desafio. Com essa tecnologia você fica tranquilo que seu hóspede terá acesso ao seu próprio conteúdo e poderá customiza-lo de acordo com sua língua de origem assim como faz em sua casa.