Vender para o seu hóspede em seu hotel
Seu hotel também é um PDV
A hotelaria sem dúvidas enfrenta neste momento um de seus maiores desafios. Se reinventar e investir em tecnologias que sejam aliadas do hoteleiro, podem ajudar seu o hotel a sair na frente e ter uma melhor rentabilidade no cenário de pouca demanda.
Com o leque de disponibilidade de hotéis e canais de procura, levar um hóspede a escolher seu hotel não é uma tarefa fácil. Conquistar reservas e principalmente reservas diretas demanda investimento de tempo e financeiro dos hotéis em marketing e ferramentas.
Agora uma vez que esse hóspede foi conquistado, quais são as ferramentas que você utiliza para encanta-lo, fideliza-lo e buscar rentabilizar mais sua estadia?
Quem trabalha com hotelaria sabe que um hotel vai muito além da hospedagem. Desde o hotel mais econômico, até o mais luxuoso diferentes serviços são prestados. E um gestor também será responsável por restaurante, lavanderia, spa, recreação, lojas entre outras variedades que podem ser ofertadas e que fazem parte do conjunto para proporcionar a melhor experiência possível ao hóspede.
Em contrapartida, quem muitas vezes não sabe disso é o próprio hóspede. Que não fica ciente das facilidades que pode encontrar no hotel que está hospedado, consumindo inclusive dentro do hotel produtos de fora como bebidas e comidas pedidas em aplicativos de entrega.
O conceito de PDV (ponto de venda) pode e deve ser aplicado em seu hotel com a adaptação que o setor merece para não perder o encanto.
Dados na Nilsen apontam que cerca de 70% das decisões de compras são realizadas no PDV. Essa decisão de compra pode ser influenciada por diversos fatores, mas grande parte está relacionada com a divulgação e a comunicação.
A melhor forma de ter uma comunicação dinâmica e de baixo custo é utilizar meios digitais para isso. Podendo esta comunicação seu feita no dispositivo do hóspede ou no ambiente. Para o ambiente trabalhamos com a ferramenta de digital signage com calendário programável, que pode ser utilizada em diferentes espaços como em telas pelo elevador, recepção, restaurante e demais áreas comuns e de circulação. Já no dispositivo do hóspede trabalhamos com publicidade no login do WiFi que pode ser por banner ou landins page.
Na prática como utilizar as ferramentas WebSig e Publicidade no WiFi nesta retomada
1 – Hóspede saber que está seguro.
Comunique as ações que o hotel está fazendo para controle de segurança, divulgue regras e eventuais restrições que são necessárias neste momento.
2 – Busque a fidelização e retorno.
Os dados mais recentes apontam que a primeira tendência de viagem seja aquela de carro realizada para regiões próximas. Uma consequência disso pode ser uma busca repetitiva para a mesma região. Ofereça vantagens para que este hóspede volte e principalmente reservando diretamente com você.
3 – Queima de estoque.
Com os meses de baixa demanda ou de fechamento muitos produtos estão se aproximando da data de vencimento. Faça uma gestão aproximada deste estoque e crie promoções para reduzir o prejuízo e ter mais rentabilidade.
4 – Ganhe do IFood.
Aplicativos de entrega levarem hospedes a não consumirem os produtos do hotel. Além disso, geram custos como de talher, gelo, lixo, entre outros. Divulgue seu serviço de room service, promoções e crie diferenciais para quem consome produtos do hotel.
Você também pode ter seu cardápio online a disposição de seu hóspede. Conheça a ferramenta MyGuest
5 – Espaço Publicitário.
Possuí parceiros na região? Abra o espaço para eles divulgarem seus produtos e tenha retorno com o uso da tecnologia de forma estratégica e comercial.
Esses são apenas alguns exemplos de como nossos clientes já estão utilizando nossa ferramenta de digital signage e a funcionalidade de publicidade no WiFi. De fácil atualização e com calendário para programação de campanhas você pode utilizar a ferramenta de acordo com o que seu hotel mais precisa. Sinalização de eventos, tarifário, programação de recreação são mais algumas funcionalidades que podem substituir o papel, placa ou banner que dificultam a atualização ou remetem a custos.